quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sintese do texto Erisichton e Macunaima

SINTESE DO TRABALHO

Erisíchton e Macunaíma: Algumas pistas para a compreensão das relações entre mídia e educação
Por: Joana Peixoto / Universidade Católica de Goiás – Brasil
A presente Síntese é sobre abordagem das relações entre mídia e educação do capítulo 10, do livro Currículo e Tecnologia Educativa, Vol 2, organizado por Parskeva, M. João; Oliveira, Lia R.

Assim, ao longo desta síntese, destacar-se-ão aspectos relacionados com a mitologia Greco-Romana e a mitologia Brasileira, a partir das quais a autora apresenta analises sobre as relações entre os fornecedores dos bens de consumo e os consumidores numa sociedade de consumo de si e a dissolução do indivíduo.
Sobre a primeira mitologia, a Greco-romana, que envolve como protagonista Erisíchton faz-se referência ao desaparecimento da subjectividade individual e integração dos indivíduos no contexto social. A segunda, a Brasileira que tem Macunaíma como o epicentro é uma representação de indivíduos com a capacidade de seleccionar e rejeitar os modelos impostos pela sociedade de consumo.
Relacionado com esses aspectos, a autora duma maneira específica aborda sobre o poder da publicidade, a mercadoria como signo, massificação do sujeito e o capital como imagem, as mediações como leitura crítica dos meios e a educação para a mídia.
Em relação ao poder da publicidade apresentam-se as funções, os efeitos e as acções sobre os objectos e os indivíduos. Este alia-se ao da mercadoria como signo em que, se destacam os seus valores: de uso e de troca, assim como as condições de sua circulação: Signos, símbolos, marcas e imagens.
Mais adiante, referem-se a massificação do sujeito e o capital como imagem focalizando-se o aspecto da reprodução do capital como imagem no mundo da superindustria do imaginário.
Quanto às mediações como leitura crítica dos meios resgata-se a comunicação como uma actividade humana e não apenas circunscrita ao poder da mídia. A isto, se faz referência aos objectivos, estratégias das mediações e da educação mediática pondo-se em relance o aspecto crítico que deve ser tomado em conta na educação dos indivíduos.
E, por último, é retratada a questão da educação para a mídia em que não só se define como e fundamentalmente, pelos seus objectivos, mas também como espaço em que a sociedade deve ser instruída em termos de habilidades e competências para a crítica das mensagens da mídia.

Sem comentários:

Enviar um comentário